-
Arquitetos: Walker Warner Architects
- Área: 4800 ft²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Matthew Millman
-
Fabricantes: Beachside Lighting, Benjamin Moore, ConcreteWorks, Louis Poulsen, Miele, Quantum Windows & Doors, Sun Valley Bronze, Wolf
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no topo de um antigo vulcão com vista para o céu, sol e água, este complexo familiar atinge um equilíbrio entre modernidade e tradição. O antigo e o novo fluem através de uma composição simples de pequenas estruturas ligadas por um exuberante pátio e uma série de corredores. Composto por quatro estruturas separadas, o local equilibra o desejo de hospedar amigos e familiares, além de manter a privacidade. A arquitetura e os interiores são modernos, mas em grande parte baseados em materiais e pedras tradicionais. “Nós o chamamos de 'Aldeia'”, diz Greg Warner sobre o arranjo, um agrupamento de quatro estruturas separadas.
A casa foi construída para descansar suavemente na paisagem, mas também para durar por gerações, diz Warner: "Executamos uma arquitetura duradoura, no sentido da qualidade do material, mas também da habitabilidade. Temos grandes esperanças no legado deste projeto". As aldeias havaianas tradicionais, normalmente organizadas em grupos separados, inspiraram a planta do local de 1,5 hectares e o seu estilo arquitetônico. A composição de colunas de aço, tetos inclinados e janelas em forma de diamante representam uma interpretação contemporânea dos primeiros abrigos havaianos. "Eles são como volumes modernistas." O espaço interior total abrange aproximadamente 445m².
O complexo é cercado por grama nativa. A sala principal é voltada para o mar, enquanto as estruturas de apoio, que contêm as duas suítes e as áreas de relaxamento comuns, estão localizadas na parte posterior da propriedade. Os quartos de hóspedes se abrem para pátios privados com paredes de concreto para maior isolamento. O arranjo pressupõe que a residência de três quartos pareça ampla e aproveite a vista. As estruturas que abrigam a suíte master e as principais áreas de estar estão localizadas no lado do oceano.
O uso de rocha local foi inspirado na histórica Igreja Mokuaikaua, localizada nas proximidades de Kailua. As janelas são emolduradas em mogno manchado. O cedro vermelho ocidental serve como a madeira dominante tanto para revestimento quanto para telhas, pois resiste ao calor, umidade e insetos. Por dentro, pisos de concreto manchados e levemente polidos mantêm os espaços frescos durante o dia. Os espaços interiores fluem suavemente para o exterior. As aberturas deslizantes se abrem para os elementos e as janelas operáveis giram para atrair a brisa e incentivar a ventilação cruzada.
A sala se desdobra em uma marquise, assinalando a continuidade dos materiais do pavimento e do teto entre os interiores e os espaços exteriores adjacentes. O grau de abertura levou Philpotts-Miller a utilizar o estofamento de acrílico tingido como solução para grande parte dos móveis. Um óleo sobre tela de Lee Kelly anima os móveis de Christian Liaigre na sala de estar, que incluem uma luminária de carvalho, um sofá e poltronas de wengué; as ripas do teto são de abeto Douglas. A ilha da cozinha e a mesa são revestidas a mármore Cararra polido. Pranchas de surfe personalizadas - uma pintada à mão, a outra feita de paulownia - ficam penduradas acima da mesa Eero Saarinen na sala como obras de arte. Philpotts-Miller procurou capturar a "natureza aventureira" dos clientes. O uso da cor é muito divertido e dinâmico.
Um lago de carpas é o ponto focal do pátio entre a sala principal e a suíte master. O projeto é simples e arejado, com um ambiente de meados do século que foi inspirado no trabalho do modernista havaiano Vladimir Ossipoff. “Como a arquitetura é cuidadosamente construída e há muita textura natural, não tivemos que carregar os interiores”, explica Philpotts-Miller. O quarto principal também é baseado em detalhes em tons de madeira - painéis na parede e um banco de nogueira - e também é elevado por meio de um tapete azul celeste e almofadas. Paredes de concreto e ripas de cedro envolvem a banheira de concreto que fica no pátio do banheiro principal. Aqui, o piso é de concreto polido e manchado. Um nicho no quarto possui uma cadeira Naoto Fukasawa. A suíte master culmina em uma sala de estar com uma poltrona Charles e Ray Eames, que oferece vista de Maui.